O SS Nomadic é um barco a vapor da White Star Line, lançado no dia 25 de abril de 1911, em Belfast, que foi construído como um barco auxiliar para o RMS Olympic e o RMS Titanic. Nomadic foi transformado em navio-museu e é o único barco da White Star Line preservado.
O barco tem 67 m de comprimento total e 11,3 m de boca, com uma arqueação bruta de 1 273 toneladas. Era operado por duas caldeiras alimentadas a carvão e dois motores a vapor composto, cada um movimentando uma hélice de 2,13 m de diâmetro, o que permitia uma velocidade máxima de 12 nós.
Nomadic foi construído com estruturas, vigas e anteparas em aço, e casco chapeado rebitado. Com quatro decks de trabalho e espaços de espera abaixo. Podia transportar até 1 000 passageiros, quando totalmente carregado.
Nomadic foi encomendado pela White Star Line, em 1910, para servir como barco auxiliar de seus novos transatlânticos RMS Olympic e o RMS Titanic, que eram muito grandes aportarem em Cherbourg. A embarcação era utilizada para o transporte de passageiros, bagagens, correio e suprimentos para os navios que ficavam ancorados ao largo da costa. Nomadic era utilizado no embarque e desembarque dos passageiros da 1° e 2° classe .
Nomadic chegou em Cherbourg no dia 3 de julho de 1911 para começar suas tarefas como barco auxiliar para a White Star Line. No dia 10 de abril de 1912, transportou 274 passageiros ao RMS Titanic em sua viagem inaugural.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o navio foi requisitado pelo governo francês e ele serviu como um caça-minas auxiliar e navio patrulha, também transportou tropas norte-americanas para o porto de Brest, na França. Depois da Guerra, voltou a operar como barco auxiliar. Em 1927 foi vendido para a Compagnie Cherbourgeoise.
Após a fusão em 1934, da White Star Line com a Cunard Line. Ele foi vendido novamente para a "Société Cherbourgeoise de Sauvetage et de remorquage" e recebeu o nome de Ingenieur Minard.
Durante a Segunda Guerra Mundial o Nomadic voltou a ser requisitado. Participou da evacuação de tropas de Cherbourg e posteriormente foi utilizado pela Marinha Real Britânica como barco para transporte de tropas, navio de patrulha costeira e e navio caça-minas.
Durante a guerra, o porto de Cherbourg foi fortemente danificada, por isso, grandes transatlânticos já não podiam ancorar lá. Nomadic foi recuperado e retornou novamente ao serviço. Ele serviu grandes transatlânticos da época como o RMS Queen Mary e o RMS Queen Elizabeth. E finalmente parou de operar em 4 de novembro de 1968.
Em agosto de 2008, Nomadic foi considerado como navio histórico nacional e inserido no Registro Nacional de Navios Históricos do Reino Unido (National Historic Ships).
No final de 2009 os NCS tinha fundos suficientes para iniciar grandes obras de conservação e restauro. Em fevereiro de 2010, as principais obras começou com jateamento externo e priming do casco de aço, impedindo uma maior deterioração da estrutura metálica.
Em fevereiro de 2011, Harland and Wolff foram nomeados pelo NCS para realizar restauração estruturas de aço e reparação, reacender um link de 100 anos com os construtores originais do navio. O valor do contrato foi de £ 2 milhões e incluiu re-criação da ponte faltando e voando tabuleiros de pontes, reparos e pintura do casco do navio em sua origem libré White Star Line. Estas obras foram concluídas em fevereiro de 2012.
A fase final de obras de restauração inclui conservação e restauro do interior luxuoso, com painéis de gesso e ornamentado marcenaria. Os painéis originais do Nomadic foi comprado de um museu francês. Os painéis já foram doados para a NCS para a restauração e reintegração de volta a bordo do navio. Esta fase de obras inclui também obras de restauração do histórico Hamilton Graving Dock e pumphouse, convertendo a área do cais e do navio em uma atração turística. Essas obras foram previstas para ser concluídas até em novembro de 2012.
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