RMS TITANIC

RMS TITANIC

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

RMS Mauretania

Mauretania - Full speed ahead.jpg
RMS Mauretania foi um navio de passageiros britânico operado pela Cunard Line e construído pelos estaleiros daSwan Hunter & Wigham Richardson. Projetado por Leonard Peskett, sua construção começou em 1904, ele foi lançado ao mar em setembro de 1906 e realizou sua primeira viagem em novembro de 1907. O Mauretania foi o maior navio do mundo da sua época, superando seu irmão RMS Lusitania e sendo batido em 1911 pelo RMS Olympic.
Em 1897, o navio SS Kaiser Wilhelm der Grosse da companhia alemã Norddeutscher Lloyd havia se tornado o transatlântico mais rápido do mundo. Com uma velocidade de 22 nós (41 km/h), ele conquistou o Blue Riband. A Alemanha passou a dominar o Atlântico, e em 1906 eles lançaram cinco novos navios, quatro deles de propriedade da Norddeutscher Lloyd. Com isso, foi fundado uma nova classe chamada Classe Kaiser.
Por volta da mesma época, o financista americano John Pierpont Morgan estava tentando monopolizar o comércio marítimo, e havia adquirido uma grande companhia marítima,White Star Line.
Diante essas ameaças, a Cunard Line foi determinada a recuperar o prestígio marítimo, não só para a empresa, mas também para o Reino Unido. Em 1903, a Cunard e o governo britânico chegaram a um acordo para construir dois novos navios, RMS Lusitania e Mauretania, com uma velocidade não inferior a 24 nós (44 km/h).
Mauretania e Lusitania foram ambos projetados pelo arquiteto naval Leonard Peskettno estaleiro Swan Hunter. O projeto original de Peskett para os navios em 1903 contava com apenas três chaminés, o que acabou sendo alterado para quatro no projeto final. A Cunard em 1904 decidiu mudar as usinas para uma nova tecnologia de turbina, Peskett em seguida, acrescentou uma quarta chaminé para que o perfil do navio ficasse mais elegante, antes de sua construção iniciar.
Em 1906, Mauretania foi lançado. Na época de seu lançamento, ele foi a maior estrutura móvel já construído (até ser superado pelo RMS Olympic em 1910). As principais diferenças visuais entre Mauretania e Lusitania foi que Mauretania era cinco metros mais longo e teve aberturas diferentes.
Mauretania foi projetado para atender os gostos de Edwardian. Seu interior foi desenhado pelo arquiteto Harold Peto, e foi equipado por diversas empresas de Londres, com vinte e oito tipos de madeiras utilizadas em suas salas públicas, juntamente com mármore, tapeçarias e outros móveis. Painéis de madeira para salas públicas foram esculpidas por trezentos artesãos da Palestina. Uma série de elevadores (uma característica rara em navios da época) foram instalados próximo a grande escadaria do Mauretania.
Mauretania partiu de Liverpool em sua viagem inaugural no dia 16 de novembro de 1907, sob o comando de seu primeiro capitão John Pritchard, e mais tarde conquistou o recorde pela sua rápida travessia ao leste do Atlântico, com uma velocidade média de 23 nós (43 km/h). Em setembro de 1909, Mauretania conquistou o Blue Riband pela sua rápida travessia no sentido oeste, um registro que era para ficar por mais de duas décadas.
Em dezembro de 1911, a âncora do Mauretania se soltou de suas amarras, sofrendo danos que causou o cancelamento de sua viagem de para Nova York. Em uma rápida mudança de calendário, a Cunard remarcou a viagem, transferindo para o navio RMS Lusitania sob comando do capitão James Charles, que havia acabado de voltar de Nova York. Em janeiro de 1914, enquanto o Mauretania esteve no meio de uma reequipagem anual em Liverpool, quatro homens foram mortos e seis ficaram feridos quando um cilindro de gás explodiu enquanto eles estavam trabalhando em uma de suas turbinas a vapor. O dano foi mínimo e ele retornou ao serviço dois meses depois.
Pouco depois da Grã-Bretanha declarar guerra à Alemanha em 4 de agosto de 1914, Mauretania e Aquitania foram solicitados pelo governo britânico para se tornarem cruzadores mercantes armados, porém seu enorme tamanho e enorme consumo de combustível o tornava impróprio para o dever, e retornou para o seu serviço civil no dia 11 de agosto. Mais tarde, devido à falta de passageiros que atravessam o Atlântico, Mauretania foi ancorado em Liverpool até maio de 1915, no momento em que a Lusitania foi afundado por um submarino alemão.
Mauretania estava prestes a servir o papel deixado pela Lusitania, mas ele foi requisitado pelo governo britânico para servir como navio de tropas para transportar tropas britânicas durante a Campanha de Galípoli. O navio evitou tornar-se presa de submarinos alemães por conta de sua alta velocidade. Como navio de tropas, Mauretania recebeu a camuflagem Dazzle, uma pintura para confundir os navios inimigos.
Quando as forças combinadas do império britânico e da França começaram a sofrer baixas, Mauretania foi condenado a servir como navio-hospital, junto com seu companheiro Cunarder Aquitania e o navio HMHS Britannic, da White Star Line para tratar os feridos até 25 de janeiro de 1916. No serviço médico, seu casco foi pintado de branco com grandes emblemas da Cruz médica que cercam o navio.
 Sete meses depois, Mauretania tornou-se novamente um navio de tropas após ser requisitado pelo governo canadense para transportar tropas canadenses de Halifax para Liverpool. Seu dever na guerra ainda não havia terminado, quando os Estados Unidos declararam guerra à Alemanha em 1917, ele levou milhares de soldados norte-americanos, o navio foi registrado pelo Almirantado como HMS Tuberose até o fim da guerra, mas seu nome nunca foi mudado oficialmente pela Cunard.
Mauretania voltou ao serviço em 21 de setembro de 1919. Sua agenda de viagens impedia o Mauretania a voltar ao Estaleiro para Reparos. No entanto, a Cunard Line tirou de serviço o Mauretania quando o fogo irrompeu no convés E, e decidiu dar-lhe uma reforma muito necessária.
Mauretania retornou para o Estaleiro Tyne de seu nascimento, onde suas caldeiras foram convertidas para queima de óleo, e retornou ao serviço em março de 1922. A Cunard notou que o Mauretania lutava para manter sua velocidade no Atlântico regular. Embora a velocidade de serviço do Navio tinha melhorado e agora queimou apenas 750 toneladas curtas (680 t) de óleo por 24 horas, em comparação com 1.000 toneladas curtas (910 t) de carvão anteriormente, e não estava operando em sua velocidade de serviço pré-guerra. Em um cruzamento, em 1922, o navio conseguiu uma velocidade média de apenas 19 nós. Cunard decidiu que as turbinas revolucionárias do navio precisavam desesperadamente de uma revisão. Em 1923, uma das principais remontagens foram iniciadas em Southampton. As turbinas do Mauretania foram desmontadas. No meio da reforma, os trabalhadores do estaleiro entraram em greve e o trabalho foi interrompido, então a Cunard teve o Mauretania rebocado para Cherbourg, na França, onde a obra foi concluída em outro estaleiro. Em maio de 1924, o Navio voltou ao serviço Atlântico.
Cunard retirou o Mauretania de serviço após uma viagem de Nova Iorque para Southampton, em setembro de 1934. A viagem foi feita a uma velocidade média de 24 nós (44 km/h). Ele foi, então, ancorado em Southampton ao lado do ex-navio da White Star Line, o Olympic, e seus 28 anos de serviço chegou ao fim.
Em maio de 1935, os móveis e acessórios foram postos em leilão e em 1° de julho ele partiu de Southampton para uma empresa de demolição em Rosyth. Um de seus ex-capitães, o aposentado sir Arthur Rostron, capitão do RMS Carpathia durante o resgate do RMS Titanic, esteve presente em sua última partida de Southampton. Rostron recusou subir a bordo do Mauretania antes de sua jornada final, afirmando que preferia lembrar o navio quando ele o comandava.
A caminho de Rosyth, o Mauretania parou em sua cidade natal por meia hora no Rio Tyne, onde atraiu multidões de turistas e foi abordado pelo senhor prefeito de Newcastle. O prefeito despediu-se e seu último capitão, At Brown, em seguida, retomou o seu curso para Rosyth. O navio passou debaixo da Ponte do Forth e foi entregue aos demolidores.

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