RMS TITANIC

RMS TITANIC

domingo, 11 de janeiro de 2015

Cunard Line

Cunard Line (entre 1934 e 1950 Cunard White Star Line) é uma companhia de navegação britânica, operadora de transatlânticos, entre eles o RMS Queen Elizabeth 2, o RMS Queen Mary 2 e o navio de cruzeiro MS Queen Victoria.
A sede atual da Cunard Line está localizada em Valencia na Califórnia.
A Cunard foi fundada em 1838 ao transportar o magnata Samuel Cunard, de HalifaxCanadá , bem como o engenheiro Robert Napier e homens de negócios que formaram a British and North American Royal Mail Steam Packet Company. A companhia pleiteou a aquisição dos direitos a um contrato de remessa de correio entre o Reino Unido e América. A nova empresa ganhou o direito a usar o prefixo RMS (Royal Mail Ship, navio de correio real) no nome de seus navios. A companhia viria, mais tarde, a mudar o seu nome para Cunard Steamships Ltd.
Em maio de 1840, o navio a vapor SS Unicorn de 648 toneladas, o primeiro da empresa, fez a primeira viagem transatlântica da companhia. Sob a direção do Capitão Douglas ele levou 24 passageiros, incluindo Edward Cunard (o filho de Samuel), em uma viagem que durou 14 dias, a uma velocidade média de 8 nós, satisfazendo assim os requisitos de contrato de uma travessia por quinzena. Os passageiros regulares e o serviço de carga através de navio a vapor foram inaugurados pelo RMS Britannia, o primeiro navio encomendado pela companhia. No dia 4 de julho de 1840 ele navegou de Liverpool a Halifax, e posteriormente para Boston, numa viagem de 14 dias 8 horas.
A Cunard sempre teve muitos competidores da Inglaterra, dos Estados Unidos e Alemanha, mas sobreviveu a todos. Devido a um grande foco em segurança. Os navios da Cunard normalmente não eram os maiores ou os mais rápidos mas eles ganharam uma reputação por serem os mais confiáveis e os mais seguros. A companhia viria a fundir a Canadian Northern Steamships Ltd e o competidor principal da Cunard, a White Star Line, donos dos inafortunados RMS Titanic e o HMHS Britannic.
Por mais de um século e meio, a Cunard dominou o comércio de passageiros do Atlântico e era a maior empresa de navegação do mundo. Os seus navios tiveram papéis importantes no desenvolvimento da economia mundial, e também participaram de forma significativa em todas as guerras em apoio ao Reino Unido, da Guerra da Crimeia a Guerra das Malvinas onde o navio de cargas Atlantic Conveyor pertencente a companhia foi afundado por um míssil Exocet.
A frota da empresa começou a diminuir na década de 1950 quando as rápidas viagens aéreas começaram a substituir os navios como os principais transportadores de passageiros e de correio do outro lado do Atlântico. A Cunard tentou entrar nesse ramo fundando a BOAC Cunard Ltd em 1962 com a British Overseas Airways Corporation para exploração de serviços aéreos regulares para a América do Norte, Caribe e América do Sul. O serviço foi descontinuado em 1966. Em 1971, a Cunard Line foi adquirida pelo conglomerado industrial e de transporte marítimo britânico, Trafalgar House, que operou a empresa atéa nova aquisição feita pela Kvaerner em 1996. Em 1983, a Cunard adquiriu a linha de cruzeiro de luxo norueguesa America Line, e em 1994 a Royal Viking Line, outra empresa de cruzeiros de luxo.
No final do século XX e durante os primeiros anos do século XXI a empresa passou a contar com o RMS Queen Elizabeth 2 que fazia travessias regulares transatlânticas. Em 2004 o RMS Queen Elizabeth 2 passou a operar em cruzeiros mundiais e cruzeiros mediterrânicos, enquanto a rota transatlântica foi assumida pelo RMS Queen Mary 2, o MS Queen Victoria completa a frota atual.
O controle acionário da Cunard Line foi adquirido pela Carnival Corporation & plc em 1998 e as demais ações compradas em 1999.

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